quinta-feira, 5 de agosto de 2010

a 76 anos fazendo ponto cruz

Dona Maria Ferreira Freitas começou a trabalhar com ponto cruz quando tinha 10 anos. Hoje, aos 86, ela não largaria a profissão por nada.

– Eu vivo desse trabalho, aprendi com minha mãe, fiz junto das minhas irmãs e criei meus filhos com a renda que tirei desse trabalho. Então, eu não deixaria o bordado de lado. Quando eu comecei a trabalhar com bordado eu morava na roça, depois casei, divorciei, vim para Montes Claros, comprei minha casa com o dinheiro de bordados e vivo disso - conta.

Segundo a artista, a receita é simples: tempo e paciência.

- Não acho difícil trabalhar com ponto cruz. É minha alegria na vida. Devido à minha idade, não consigo ficar muito tempo sentada me dedicando ao ponto cruz; aí levanto, dou umas voltas na casa e continuo a bordar. Faço isso das 7h da manhã ate as 23h - afirma.

As manhãs de domingo são muito esperadas por Dona Maria. É dia de encontrar os amigos, distrair e ainda ganhar um dinheirinho na feira de artesanato.

- Eu fico doida para chegar domingo e eu vir à feirinha. Não preciso nem vender bem, só de estar aqui no meio das pessoas, de ser tratada bem e ter contato com o mundo é válido para mim. Tem pessoas aqui que considero como um filho - diz.

Ela se inspira nas várias revistas que possui.

- Eu tiro as imagens da revista, dá um trabalho de errar, desmanchar, começar de novo. Vender está difícil, hoje tem caído bastante a venda, mas tenho a alegria de vir aqui e de vender o pouco do meu trabalho. Se eu pudesse fazer outra coisa eu não trocaria, acho que enquanto eu viver estou aqui. Hoje eu não trabalho com encomendas, primeiro porque não dou conta, segundo que hoje prefiro valorizar a minha banca da feirinha. Eu faço só ponto cruz, os outros bordados eu compro de amigas para vender aqui - conclui.

Atualmente Dona Maria não possui telefone de contato, para encontra-la é só frequentar a feirinha de artesanato na praça da Matriz, aos domingos de manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário